Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A ira

   Para quem desconhece a palavra Ira, ela é um dos sete pecados capitais e é descrita atravez do wikipédia como conflito externo com o mundo ou consigo mesmo. Todos temos nossos ataques de ira, e muitas vezes, usamos eles na hora errada, como na história.
A Ira
   Depois de muito tentar, Ronaldo conseguiu um emprego bom na universidade de sua cidade. Ele tinha batalhado muito para conseguir que seu sonho fosse atendido. Na verdade, teve a ajuda da família inteira, que cooperou com ele do inicio ao fim.
    E existe um problema que Ronaldo não quer tirar de si. Desde criança, ele é pecador de um pecado muito grave, a Ira. Qualquer erro, mesmo pequeno que seja, ele já xinga, já fala coisas horriveis e é muito impulsivo e nem pensa duas vezes para soltar um palavrão.
     Dona Filomena sempre cuidou do filho tão bem e não sabe o porque desta agressividade tão grande quanto para todo mundo. na verdade ela não sabe nem como lidar com algumas coisas que o filho fala e sempre diz que o garoto nunca foi mimado.
    Mas o indice de agressividade não ia para o curriculo. Por que se fosse, Ronaldo nunca seria aceito em nenhum lugar. Em todos os estabelecimentos é necessário paciencia, até como gari, quando alguém joga algo no chão, precisa se conter para não xingar.
   Agora como professor, Ronaldo prometeu não xingar ninguém, por que xingar um aluno depois de tanto suor para conseguir o emprego não pode ser normal. Dona Filó não falou nada, por que sabia que uma hora ou outra seu filho perderia a cabeça.
   Ronaldo era professor de geologia na universidade de Biologia e acha que aquele era um conteudo bom de trabalhar, mas infelizmente, a maioria dos alunos não gostavam de tal matéria. Você já deve estar prevendo como foi o primeiro dia de trabalho:
- Então é isso aí, já nos apresentamos e está na hora de eu saber uma coisa. O que vocês acham de Geologia?
- Uma droga de assunto - Disse Mário.
- Por que você não gosta Mário?
- Por que não professor, até eu vou contar um causo para o senhor, na ultima prova de Geologia que a gente teve, era para citar a diferença entre estalactites e estalagmites, sabe o que eu coloquei?
- Não!
- Nem eu, kkkkk, eu não me lembro nada disso e nem estou ligando, para mim esta coisa de pedra é uma droga.
- Em primeiro lugar, eu não gostei da piada, em segundo lugar, ficha o bico.
- Tá bom professor.
   A aula foi passando, e cada vez mais aquele aluno fazia piadinhas bobas que acabavam com a aula. Ronaldo estava a ponto de explodir, mas por sorte o sinal bateu antes. Todos foram para a casa, e Ronaldo foi até o recinto de sua mãe:
- Eu fiquei com vontade de enfiar a mão na cara daquele menino.
- Calma meu filho, não deve ser tão ruim dar aula para capetas - Disse a mãe.
- Isso por que você nunca falou com um não é. Ele não sabe nem a diferença entre estalactites com estalagmites, é muito burro e irreverente.
- Filho, mas ele está na faculdade para aprender - Disse Filó.
- Pois é. Mas o pior é que quando eu expliquei para a sala, ele ligou o celular e colocou uma musica da Lady Gaga. Eu me extressei a aula inteira.
- Filho, isso é uma afronta, mas nem ligue é a idade!
- Eu não era assim quando fazia faculdade!
    Ronaldo preparava a aula com cuidado, não queria falar nada engraçado para Mário não fazer piadas, mas não tinha como. Se ele falasse coisas bem comuns dava para maliciar, se falasse coisas estranhas, ele ficava perguntando coisas toscas.
   Enfim, depois de muito tempo ele terminou aquele planejamento, e foi se deitar. para piorar a situação, ele teve um pesadelo, com certeza, o outro dia seria do cão. Na hora de sair de casa, o carro não quis sair e ele falou um palavrão. Mas foi trabalhar, já com raiva.
   Chegou na sala com as mãos cheias de oleo de carburador, e adivinha quem fez a piadinha? Mário. Que perguntou para o Professor se ele não conhecia papel higienico. Ronaldo deu uma bronca, mas aquilo deixou ele mais irritado.
- Desculpa gente, acabei me atrasando por causa do meu carro, não quis pegar.
- Vai ver que é tão pobre, mas tão pobre, que o carro virou vadio - Disse Mário para um amigo de trás.
- Olha aqui Mário, eu vou te falar uma coisa, mas é só uma lição de moral, quem disse que todo pobre é vadio? Hã? E eu não sou pobre a ponto de ser mendigo, entendeu? Eu sou uma pessoa muito rancorosa, e você está perto de reprovar meu amigo, então se esperte.
- Sim senhor, sábio mestre - Disse Mário, sarcastico.
- Olha, até que enfim você disse uma coisa que preste. Eu sou mestre em Biologia e especializado em Geologia, então fez bem em me chamar de mestre.
- Cara, você tá se achando. - Disse Mário referindo-se ao professor.
- Fique quieto e comece a leitura do capitulo.
   Por mais que Ronaldo tentasse, não conseguia fazer o garoto parar de falar, se no começo da aula era fique quieto, agora está muito pior, está prestes a explodir. Não é direito de ninguém abusar de tal forma de algum professor.
   A aula estava quase acabando, quando o professor foi obrigado a dar um comunicado aos seus alunos; Ele pegou um papel e leu para eles o que lá estava escrito. Mas apareceu uma frase meio, dificil de falar, mas ele teve que dizer.
- Somos pobres e precisamos da sua ajuda - Disse o professor Lendo.
- Não falei que ele era pobre?
- cala a boca seu mauricinho, filho [...], sua anta! 
    Pronto, estava feita a besteira, ele tinha xingado alguém como nunca, coitada da mãe do menino, sobrou até para ela. E o pior, o garoto não veio mais a aula. Três dias depois, o diretor Wil chamou ele para conversar:
- Senhor, desculpe eu perdi a cabeça com o garoto e...
- Por que você xingou a minha mulher? - perguntou o Diretor.
- Mulher?... Espera aí, você é...
- Pai do Mário, ele é meu filho. A gente sabe que ele é impossivel, mas não precisava ter agredido a família.
- Desculpe senhor.
- Não é para mim que você deve pedir desculpas, mas sim para minha mulher que você chamou de uma coisa que eu nem posso falar aqui.
- Eu não sabia...
- E se fosse um aluno normal, você iria dizer para ele a mesma coisa? Dê graças que eu só estou te demitindo, por que eu podia acabar com você no juridico.
- Sim senhor, eu vou arrumar as minhas coisas, até mais - Disse Ronaldo, saindo da sala, com vontade de destruir as paredes daquela faculdade. mas se conteve, apartir daquele dia, ele nunca mais falou nada de ruim.
Conclui-se: A ira não é boa em todos os sentidos, nem se provocada. Você pode até odiar uma pessoa, mas não precisa armar barraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário