Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mérito

  Você é bastante valorizado no trabalho ou no estudo? Mas você fez isso por merecer não foi? Deve ter sido sim. Hoje, igualzinho a antigamente, vence quem faz melhor e isso se chama mérito, o que é retratado nesta história.
O mérito do rei
   Há muitos anos atrás, o rei Pigonio enfrentava uma grande crise no governo e precisava urgentemente de alguém para apresentar-lhe uma grande ideia para o reino voltar a categoria de potencia nos estados europeus.
   No reino, existiam muitos pensadores que sonhavam em apresentar suas ideias. E também gente entrometida, que apenas roubava as coisas de um livro para apresentar ao rei como se fosse a propria ideia. Quem pensou nisso foi o safado Guiness, um rapaz que só pensava em se dar bem e sair no lucro, plagiando!
    Já Ampofides era um pensador que não tinha dinheiro para fazer uma boa faculdade de filosofia, o dinheiro que ele ganhava, servia para comprar o pão de cada dia e comprar livros de grandes filósofos, como o antigo Platão e o clássico Nicolau Maquiavel.
   Ampofides soube que o rei faria uma espécie de torneio para saber quem era o melhor e mais inteligente cidadão do reino. Ampofides, naquela semana, foi capaz de alugar mais de 100 livros na biblioteca publica para bolar algo para fazer para o rei de seu reino.
   Mas ele não sabia o que iria enfrentar, por que Guiness, foi capaz de pegar seu primo inteligente e deixá-lo sem comer para lhe contar algum truque de economia que podia salvar o reino das garras de uma grande crise financeira.
    Ampofides, após de longos dias lendo seus livros em casa, se deparou com três grandes ideias de pensadores do passado e foi capaz, com sua grande inteligencia, de bolar os 3 em um e afirma que é capaz sim de salvar a empresa da falencia.
     Já Guiness, conseguiu o que queria, deu um jeito de quase matar o primo para conseguir uma ideia e talvez um emprego no palácio do reino de Marcades. Guiness tinha uma certa afinidade com o rei Pigonio e por isso tinha suas formas de ganhar.
    Ampofides foi obrigado a gastar mais dinheiro com a edição de seu projeto, que na época custava o olho da cara. Mas ele sabia que aquele investimento era necessário para ele conseguir a confiança do rei Pigonio.
   No dia no qual a vossa magestade escolheria o melhor projeto, todo o palácio lotou, dava muitas voltas de pessoas que nem eram do reino. Seria um dia cheio para o rei e seus sacerdotes. Pois tinham que ver um a um para descobrir quem era capaz de salvar seu reino e também seu reinado.
    Mais de mil pessoas até então não tinham sido escolhidas quando entrou o amigo da magestade, Guiness. O rei ficou todo empolgado quando ouviu o titulo da ideia de Guiness, por que parecia que daria certo.
- E então Guiness, como é o nome de seu projeto. - Perguntou o rei.
- É assim: "A arte e o lazer salvam vidas!"
- Excelente, diga do que se trata. - Disse o rei
- É o seguinte, o nosso reino, é um dos que mais trabalham no mundo e só param para dormir. Eu notei que alguns dos outros estados tem atividades para os trabalhadores e isso faz o trabalho fluir melhor.
- Mas se eles não trabalham, o reino não anda - Cortou o rei.
- O senhor acha que me pegou, mas não me pegou, como por exemplo, no Reino de Judoca, todos os trabalhadores tem esportes a praticar e Ioga, e quando voltam, estão calmos e com ideia fluente. Eu faço uma pergunta para o senhor. Como anda a economia do reino de Judoca?
- Extremamente potente - Disse o sacerdote.
- Excelente ideia Guiness, meus sacerdotes vão te levar para uma sala, me espere lá que eu vou escolher mais alguns. - Disse o rei.
- Sim senhor vossa magestade - Disse Guiness se dirigindo a sala.
    Depois de Guiness, passaram mais uns mil cidadões apresentando ideias ridiculas, como aumentar os impostos do reino. Vender os terrenos do norte para outros estados. E enfim, chegou Ampofides na sala do rei, ele, no modo bem simples de ser, colocou o projeto na mesa do rei e disse:
- O senhor já pensou em parar com a guerra com o reino de Judoca? - Disse Ampofides.
- Vocês está ficando louco? - Perguntou o rei.
- Quanto o senhor gasta em armamento nas guerras que vocês fazem por causa de uma simples pessoa que morreu a quase mil anos.
- É verdade senhor - Disse o sacerdote.
- E existem outras coisas que dá para melhorar, que é o diminuimento das fabricas que emitem muita fumaça, isso espanta os turistas. Magestade, o nosso reino tem muito porte para abrigar milhões de turistas, mas eles saem por causa da fumaça. Com mais turistas, mais dinheiro circula.
- Gostei da ideia, mas é só isso - Disse o rei.
- E o senhor já ouviu falar de investimento em educação? As unicas faculdades e universidades que temos são particulares e nosso povo não é tão rico assim.
- Incrivel, você conseguiu me convencer que fazendo o bem, o nosso reino vai para frente, parabéns, sacerdote Brian, leve-o para a sala.
   Algumas horas depois o rei foi para a sala onde se encontravam os dois "finalistas" do desafio. Guiness não se misturava, então nem dirigiu a palavra para o simples Ampofides. O rei Pigonio sentou e disse:
- Vocês me apresentaram ideias maravilhosas, então, por um Mês, o reino de Marcades é de vocês, coloquem em pratica a ideia e a primeiro que der certo, o dono dela tem um cargo novo no reino e ganha um titulo.
- Entendi vossa Magestade. - Disse Ampofides.
   Guiness logo se aproveitou de certa coisa e teve uma ideia maquiavelica, ele usaria o seu primo (o que teve a ideia) para fazer tudo para ele. Daqui algumas horas, Guiness foi para a casa e perguntou pelo primo e não teve boas noticias:
- Seu primo viajou para Judoca, fazer faculdade.
- O que?
   Guiness se viu sem ideia nenhuma, ele sabia anunciar a sua ideiam mas não sabia bota-la em pratica. Ele estava perdido. Ampofides já não, ele selou um acordo o reino de Judoca dando a estatua do fundador da cidade. Reduziu algumas fabricas, o que em algumas semanas diminuiu drasticamente a fumaça do lugar e os turistas apareceram. E com pequenos investimentos, Ampofide abriu umas pequenas escolas e quando a economia se basease em alguma coisa ele criaria uma universidade de graça para todos que quisessem.
   Semanas depois, O rei Pigonio recebeu Ampofide em seu gabinete e disse para ele uma coisa que ficaria marcado em sua vida:
- Você me ensinou a fazer coisas boas. E com elas o reino se transformou em algo muito grande e a economia se baseou em educação e turismo. Acabamos com a guerra contra Judoca e você é o professor da escola, tenho muito orgulho de você.
- Obrigado vossa magestade, você está me comovendo. - Disse Ampofides.
- Mais comovido você vai ficar amanha no discurso em que eu vou lhe colocar em meu testamento e te dar um selo de Cavaleiro da ordem dos Dragões de Marcades.
- Está falando sério senhor? - Perguntou Ampofides.
- Sim, e você deve isso a suas grandes ideias, a sua leitura, estudo. Isso é um mérito, finalmente você está sendo recompensado por tudo que você fez em sua vida. Parabéns;
  A história termina aqui. Ampofides acabou sendo um grande cavaleiro e assumiu o emprego de conselheiro do rei quando ficou na maior idade. Foi um grande professor de economia da escola que ele mesmo formulou.
Conclui-se:Todos fazem coisas certas e erradas, mas quando fazemos coisas certas e que servem para algo, acabamos tendo méritos inimagináveis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário