Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 31 de maio de 2011

Meio ambiente

   Um assunto que muitas pessoas batem na tecla (literalmente) é o meio ambiente, que é debatido entre as mais diversas areas de trabalho. A história abaixo é uma tentativa de consientização da nação em prol da salvação do meio ambiente.
Jogue lixo no lixo

     Igor era um garoto que não fazia nem ideia de que tudo ele fazia ao jogar uma sacola plástica no chão. O pior é que os pais apoiavam a ação do filho (apoiar é modo de dizer, na verdade eles não falavam nada). Lavar a louça na casa da família era função dele e ele chegou a gastar mais de 100 reais só em água, o que é bastante coisa.
      Igor foi para a escola um dia, ele estava indo na frente de uma menina que ia para o colégio logo atrás dele. Igor estava mascando chiclets e jogava os papéis no chão e a menina logo pegava os papéis e jogava em um lixo próximo. Ele pelo visto queria fazer uma bola dentro da boca, pois já era o quinto papel de chiclets que ele jogava e a menina decidiu ir falar com ele.
- Menino, você não pode jogar este lixo todo no chão. Sabe quanto tempo que esse material leva para se decompor na natureza?
- Não nem quero saber! - Retrucou o menino.
- Mas mesmo assim eu digo. Ele leva mais de 6 meses para se decompor. Você pode achar pouco tempo, mas para o mundo que está em decadência é muito tempo.
- Só isso?
- Eu também vi que essa embalagem de chiclets tem alumínio dentro, o que leva mais ou menos 100 anos para se decompor.
- Não há problemas - O garoto jogou o chiclets no chão e pegou um outro com embalagem de plástico - Satisfeita?
- Obviamente que não, como você é burro menino! O chiclets que você jogou no chão demora 5 anos para se decompor e essa embalagem de plástico que você tem na mão são mais 100 anos. 
- Minha nossa, eu não sabia dos efeitos devastadores que um simples lixinho poderia causar por causa de mim.
- O mundo não irá acabar só por sua causa, mas se todos fizerem isso, vamos estar condenados. E esse lixo é uma das principais causas do aquecimento global.
- Então acho também que devo para de lavar a louça preguiçosamente para gastar água e não tomar banhos demorados.
- Isso mesmo - Disse a menina.
- Também aprendi que deve-se jogar lixo no lixo.
- Sim, mas existe também a questão da reciclagem, que é uma forma de reaproveitar o lixo, e para isso, o governo criou as lixeiras coloridas que servem para distinguir um lixo do outro.  
- Pode deixar, agora mesmo eu vou fazer o que você me disse - o Garoto pegou o lixo que estava com ele jogou o alumínio em "metais", o papel de bala em "papel", e o plástico da embalagem em plástico. - Mas menina, onde eu jogo o chiclets?
- Para isso existe uma lixeira separada, chamada de Lixeira Orgânica, que serve para colocar alimentos que vão para a coleta seletiva. - Disse a menina
- Obrigado garota, apartir de hoje eu estou mais consciente perante a questão do lixo, obrigado - Disse o garoto.
       E realmente, desde aquele dia, seu banho começou a durar 3 minutos apenas e se consientizou a ponto de jogar o lixo no lixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário